StrikerCheats
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como criar mapas (Milk Shape 3D)

Ir para baixo

como criar mapas (Milk Shape 3D) Empty como criar mapas (Milk Shape 3D)

Mensagem  sosilidk Ter Mar 23, 2010 8:11 am

É necessário que você tenha lido este tutorial antes de ler os outros para assim compreender tudo sobre Mapping.
Fazendo um modelo no Milk Shape 3D

1.1 - fazendo modelos com Milkshape3D:
Primeiro nós precisamos do programa Milkshape3D. Se você não adquiriu isto , adquira aqui a Chumbalum Soft. É shareware e você poderá testar 30 dias antes de registrar com 20 $.
Logo eu gostaria de agradecer a este tutorial detalhado que me ajudou entender e a trabalhar com Milkshape3D além de criar models/actors. eu escolhi o mesmo ' teste-objeto ' Como ele fez, você pode achar o tutorials dele a Planethalflife.
Depois de começar o programa a tela parece um pouco com o GEdit1.0:


Eu prefiro fechar o mensagem-janela abaixo, para mostrar menos detalhes do viewports (janelas). Nós podemos fazer isto abrindo o menu ' Window':

Lá nós desmarcamos 'Show Message Window' e selecionamos 'Show Viewport Caption' , de forma que a tela se parece com esta:

Ao lado direito volta alguns registros e botões que eu gosto no GEdit. Eu explicarei os Botões do modelo-registro, pois nós precisaremos da maioria deles:

' Select' lhe deixa selecionar pontos, superfícies ou grupos. ' Move' move as partes selecionadas, ' Rotate' deixa que os gire ao redor de um eixo e ' scale' muda a forma.
Os seis botões debaixo são de formas básicas que nós podemos criar com Milkshape3D: ' Vertex' é um único ponto, ' Face' é uma superfície entre vértices, ' Sphere' cria um orbe, ' Geosphere um orbe mais detalhado, ' Box' um cubo e ' Cylinder' um cilindro.
Não preocupe sobre isso, vai tudo ser explicado depois.

Como no tutorial de apresentação nós começaremos com um humanoide.

Primeiro nós geraremos um tronco (dorso) com ajuda de uma caixa que nós criamos clicando o ' Box'-burron à direita e clicando com o botão direito do mouse em um das janelas (exclua 3D). levemos o ' Front'-windows:

A caixa deveria emparelhar a um campo da grade. Você não precisa de cuidado sobre a origem (as barras amarelas e azuis). ' Faça novo desenho Todo o Viewports' à direita lado debaixo dos botões deveria ser activatet para ver as modificações em todas as janelas.
Com exceção dos 3D-viewport você pode arrastar o conteúdo das outras janelas apertando o strg. key e o mouse. O conteúdo de 3D-view que você pode girar ao redor da origem usando o mouse, com shift-key apertado você pode girar para dentro e para fora, além de arrasta com strg-key apertado. Tente um pouco, para deixar o cubo como na foto.
Muito bem , agora nós aprenderemos a selecionar e expulsar. Nós desejamos estender nossa caixa nove vezes. Inicialmente nós desejamos marcar o lado certo da caixa. Para isso fazemos um click no ' Select'-button e teremos certeza que ' Face' é mostrado no campo de seleção abaixo. Então nós arrastamos uma armação ao redor do lado certo de nossa caixa. Ficará selecionado na cor vermelha! Agora nós temos a deselecionar as faces desnecessárias apertando o shift-key e arrastando uma armação ao redor das faces que quisermos. O resultado deveria se parecer com isto:

Agora nós clicamos ' Extrude' à direita para multiplicar a caixa duas vezes. Estes introduzem -campos aparecem no registro abaixo:

Nós agora só poderiamos usar o mouse para estender a caixa mas o método mais exato é entrar em valores no ' Expulse Options. um valor qualquer positivo para X estende a face à direita, um valor negativo à esquerda. Um qualquer positivo para Y estende ao topo, um valor para Z positivo modifica na frente, um valor qualquer negativo modifica para trás. Nós entramos com um valor igual a 20 no campo X- e clicamos o ' Extrude'-button em baixo duas vezes. Depois de ré-ajustar o conteúdo do ' Front'-window (strg.), nosso modelo ficará assim:

Agora nós repetimos o procedimento e marcamos as faces ao fundo da barra:

Nós duplicaremos esta seleção duas vezes. Clique ' Extrude', e entre com o valor -20 no campo Y deste modo:

Depois de clicar ' Extrude' em baixo duas vezes nós deveríamos ter um bloco com, 3 caixas acima e 3 caixas laterais. Agora é hora de ajustar o ' Front'-window para ter uma visão cheia do nosso bloco. Nós mudaremos o valor no segundo campo sobre a janela de 4 a 2 para que diminuições na visão ocorram:

No primeiro destes campos você pode mudar a visão de cada janela:

Por favor mude o tamanho do grid das outras janelas com o mesmo valor que mudou anteriormente ( 2 ), de forma que você veja em todos lugares novamente o bloco (é uma questão de gosto, mas útil no princípio).

Agora nós iremos adicionar uma cabeça ao nosso corpo selecionando a face mediana em cima do bloco (ainda faça todas as modificações no ' Front'-janela):

Agora clique o ' Move'-button à direita e arraste a seleção um quarto de um ' grid-caixa ' para montarmos o topo de nosso pescoço:

Extenda isso entrando com os valores 5 para Y, então 20 novamente:

Agora nós adicionaremos outra face na frente da cabeça que mais recente ajudará a modelar uma face. Agora nós temos que marcar o lado esquerdo da cabeça dentro do ' Right'-window e extender Z aproximadamente com o valor 5. Se não conseguir então deveria começar novamente com a caixa. Se obteve sucesso devera ver isto na tela:

Agora adicionaremos braços. Escolha a face de topo do lado certo do tronco dentro o ' Front'-window e extenda o seguinte:

X 15 e seis vezes ' Extrude'. Agora nós desejamos conceder alguma estrutura à barra e lidaremos com vértices que copiam e refletem seleções.

Assim pressione "select' novamente, e mude ' Face' debaixo para ' Vertex':

Agora nós podemos selecionar pontos únicos de nosso modelo. Marcaremos os primeiros quatro vértices à extremidade do primeiro braço-segmento atrás do tronco .

Então ative o scale-button e aumente a área arrastando o mouse dentro da janela-direita para fazer um bíceps:

Próximo segmento deveria ser diminuído, próximo aumentou..., até que fique com esta aparência:

Agora marcaremos este braço (não esqueça de mudar vértice para Face) e copie isto escolhendo ' Duplicate-Selection' no ' Menu Edit':

Agora nós temos que refletir o objeto (ainda quase invisível) copiando ao lado à esquerda. Para isso escolhemos 'Mirror Left <-> Right' no Menu ' Vertex':

Após a cópia aparecer o nosso modelo apresentará um pouco partido no tronco. Agora temos que preparar para prender o braço e conecta-lo ao corpo através do ombro de nosso modelo. Temos que selecionar a face de topo ao lado do corpo onde o braço será prendido:

Então escolhemos ' Delete Selection' no Menu 'Edit' para fazer uma abertura.

Marcamos o braço certo, por inteiro e prendemos com ' Move' ao tronco. Agora temos que conectar ao corpo conectando os quatro pares de sobreposição dos vértices. Para isso nós trocamos a select-mode e Face para Vértice. Arraste um pouco cada moldura ao redor dos quatro pares de vértices onde o braço ajusta-se ao tronco :

Conecte ambos os vértices usando the Menu 'Vertex', primeiro 'Snap-Together', depois ' Weld Together':

Agora que o braço certo é prendido corretamente a nosso modelo, podemos fazer as pernas. Para isso marcaremos a face certa do fundo do tronco:

Extenda 5 vezes ' -20 ' em Y:

Agora escale os vértices (em top-window) para adquirir alguma estrutura:

Agora adicionaremos um pé marcando a face dianteira em fundo dentro da Right-window e extendemos 20 em Z:

Repita copiando e refletindo como fizemos com o braço, assim marque, duplique, reflita, corte a face ao fundo do tronco e prenda a perna. Faça o vertex-connection e nosso modelo deverá se parecer com a figura abaixo:

Certo, ainda não é nenhuma Lara Croft, mas já é um promissor cabeça dura onde, as extremidades ásperas nós alisaremos agora (uma ilusão, as extremidades permanecem como elas são). Marcamos o modelo inteiro e ativamos o ' Group'-register ao lado à direita. Lá teremos certeza que a função 'Auto Smooth' é ativada abaixo, clicando 'Assign', então '1'. Com isso nós declaramos o modelo ' Smoothgroup 1 ' e os alisamentos serão feitos, o que é visível nos modelos 3D:

Você poderia declarar únicas áreas como smoothgroup, até 32.

Na função fine-tuning, por último é teremos que ter atenção dobrada e cuidado com únicos vértices para criar formas mais humanas, de forma que se pareça com isto:

O objeto ao fundo é nada mais do que o esqueleto de um model para Halflife comum que pode ser usado como base para o nosso boneco cabeça-dura. Se nós o somássemos agora para um nível, ele seria muito, muito alto. Você compacta isto marcando o modelo e escalando isto para aproximadamente 4 campos do grid:

Você pode também carregar o esqueleto para Halflife aqui e o importa-lo selecionando ' Merge' no Menu 'File'. Então você pode pôr ambos em baixo de um ao outro a fim de adaptar o tamanho:


Este tamanho é relacionado ao model de Halflife. Eu tenho que trabalhar agora pelo próximo tutorials sobre como somar uma pele para nosso cabeça-dura. Isso segue no próximo capítulo.

Ainda há algumas coisas para mencionar como o registro que aparece quando clicamos o mouse dentro de uma janela:

Aqui podemos ajustar a visão de cada janela. A opção 'Projection' são colocações semelhantes para o primeiro campo sobre a janela se habilitarmos 'Show Viewport Caption'. 'Wireframe' Aqui um exemplo de 'Flat Shaded':

e 'Smooth Shaded':

Para usar a função 'Textured' devemos aplicar uma textura para o modelo. 'Show Axis' troca as barras de origem de tempo em tempo no meio do grid, 'Show Grid' troca o grid inteiro de tempo em tempo. ' Center View' centra o viewport e ' Maximize' troca a janela ativa pela tela cheia.

Você pode usar as funções Select, Move, Scale e ou Rotate usando o Mouse em uma janela ou entrando em and/or com valores positivos e negativos nos campos concernindo das opções.

Para criar superfícies mais abstratas, crie uma face realista, nós temos a possibilidade de dividir faces. Nosso modelo deveria ter 292 faces agora. Para não sobrecarregar nosso sistema muito nós não deveríamos exceder o número de cerca de 700 faces. Nós podemos escolher um único ou mais faces e escolher 'Subdivide 3 ' ou ' Subdivide 4 ' no menu 'Face', o que dividirá toda a face em três e quatro:

E também podemos criar faces novas, o que praticaremos agora. Clique o botão 'Vertex' à direita e três vezes no grid conforme a seguir:

Agora clique em 'Face' em model-register e conecte os vértices clicando um após o outro. A conexão é mostrada por uma linha vermelha. Depois do terço último trinco, deveríamos ter um triângulo na tela deste modo:

Assim nós podemos criar formas novas e complexas.

A última lição deste capítulo é relacionada a efeitos colaterais que são feios e que aparecem temporáriamente quando nosso ator está se movendo depois, e overlappings estranhos nas faces. Nós podemos evitar isto editando os cut-points e re-attacking novamente. Assim :
Primeiro nós marcamos um braço, duplicamos isto e apagamos o original depois de se mudar a cópia um pouco. Na frente dos buracos no meio nós criamos um único vértice e conectamos isto com o ' Face'-function para as extremidades do buraco, dirá nós criamos quatro faces novas para cada parte:

Eu admito, me levou uma hora, pois depois das primeiras duas faces eu só selecionei os vértices errados que se deitam atrás dos que realmente precisamos. Então eu tive a idéia de trocar a visão das janelas. Tente, você verá o que eu quero dizer. Aqui a coisa inteira detalhou :


Como você pode ver no quarto quadro, nós somamos um tipo de pirâmide para os cort-points, repita isso para preparar o outro três (1 arm/2 pernas). Então nós prendemos novamente as partes como abaixo:

Mesmo com o outro braço e as duas pernas. Certo, feito como aquele capítulo, no logo nós cobriremos nosso cabeça-dura com pele.


1.2 - Adicionando textura ao modelo:
Eu espero que você tenha adquirido um modelo agora em seu Milkshape, igualzinho a este aqui:

Agora nós prenderemos pele e roupas. Primeiro nós temos que criar alguns grupos de faces para seperar o modelo em áreas que adquirirão texturas diferentes. Para isso nós começamos marcando o braço esquerdo e trocamos ' Group'-register onde nós vemos uma entrada, o smoothgroup de antes como a seguir:

Agora nós clicamos em 'Regroup' para nomear o braço selecionado a um grupo novo que nós mencionamos novamente usando 'Rename' e a backspace-key para ' leftarm'. Novamente clique Rename novamente para deixar aparecer nosso grupo novo dentro da seleção acima. Para aliviar o trabalho adicional ativaremos o ' Hide'-button para dizer adeus a nosso braço. Naquele modo nós criamos o armright de grupos, legleft, legright, cabeça (sem face), face (a parte que nós expulsamos +5Z), quadril (parte pequena sobre as pernas) e tórax (dorso):

Para fazer as outras partes novamente visível nós escolhemos ' Unhide' no Menu 'Edit'.

Agora é hora para pensar na visão dos únicos grupos. Desejamos prender a pele (skinmeshing). Leva estas texturas pela primeira vez, que nós prendemos junto ao nosso boneco Cabeça-dura.

Tórax tanga

Cabelo face
Estas texturas simples só são para praticar, com um pouco fantasia você pode criar peles muito mais elaboradas. Primeiro nós escolhemos o grupo ' chest' e tenhamos a certeza que nada mais é selecionado. Clique ' Select' dentro do 'Group'-register. O tórax deveria ser marcado. Agora vá ' Material'-register:

Lá clicamos primeiro 'New', depois 'None', e colocamos o arquivo 'toráx.bmp' que você há pouco deveria ter carregado aqui. Agora 'Rename' e entre com 'torax', 'Rename' novamente e então ' Assign' para prender a pele finalmente. Agora nós ajustaremos isto dentro o 'Textur Coordinate Editor' para mover a textura para o tórax para a posição formal (escolha no Menu 'Window':

Tenha cuidado com aquela ferramenta. Primeiro escolhemos o grupo que nós desejamos na textura, 'torax', dentro do campo de seleção de topo. A textura que é nomeada a este grupo deveria aparecer dentro da área maior, 'torax'. Agora nós fixamos a área na qual o tórax deveria ser pintado selecionando 'Region' e arrastando uma armação sobre a textura.
Então clique em 'Remap' e o grid de nosso tórax deverá aparecer sobre a textura. Agora podemos fazer um fine-tunning. ' Movendo o grid para a posição formal. Às vezes poderia ser útil mudar a direção dentro do segundo selection-field, todas as direções estão disponíveis. Confortavelmente prenda a tórax-textura também aos braços e pernas, tente girar os braços para textura horizontalmente. A 'cabeça' adquire 'cabelo'-textura e a face ' face'. O nosso boneco Cabeça-dura adquire também palpita, um juta-tanga com a tanga-textura. Todos os grupos devem ser nomeados um depois de outro. Meu Cabeça-dura está assim:

Eu sei, não está muito bonito, mas está ruim para o começo. Usando mais faces, grupos e texturas as possibilidades são quase infinitas. Se você tentasse economizar seu modelo como * .act-file, você será desapontado por esta mensagem: " Ache vértice com inválido desosse "!. Isso ainda significa nosso humanoide é tão suave quanto um caracol, ele está em falta de um esqueleto. Como fazer isto é descrito no próximo capítulo.
3.3 - Criando um esqueleto:
Para fazer nosso modelo utilizável por Genesis3D e somar animações, nós temos que criar um esqueleto dentro o ' Skeleton'-register:

Antes de criar o primeiro osso, nós mudamos a visão de dentro das janelas 3D de ' Textured' para ' Wireframe' para adquirir o melhor controle das posições dos ossos. Agora clique ' New' no ' Bones-section, um ponto verde aparecerá dentro de cada janela:

Mova isto para a posição do meio do modelo, onde será nosso ponto de partida. Renomeie para ' hip'. Agora clique 'New' novamente e mova o próximo ponto, no meio da perna, à esquerda:

Como você vê, você há pouco criou o primeiro 'osso', mencione novamente a hipright. Agora escolha ' hip' novamente no Bones-selecton-field para fazer isto novamente. Crie um novo para o outro lado e mencione novamente a hipleft. De lá crie toplegleft, botlegleft e footleft como a seguir:

Agora escolha 'hipright' na seleção e repita para a outra perna, mencionando novamente a toplegright, botlegright e footright. Assim escolha quadril novamente e crie um osso novo que estira até o meio dos braços, mencione novamente 'chest'. Crie 'chestleft' e ' chestright' conforme a seguir:

Após ter criado toparmleft, botarmleft, handleft e toparmright, botarmright e handright. Finalmente atrás para 'chest' e o último pescoço de ossos e cabeça. Depois de esconder os grupos e apagar o grid você um esqueleto como o da figura abaixo:

A próxima parte é um poucoconfusa, pois nós temos que nomear todos os vértices do modelo aos ossos. Não importa se todos os ossos são mencionados, mas é muito importante é que TUDO! seja nomeado vértices a qualquer osso construído. Concernindo isso Milkshape3D nos apóia também com dois botões úteis. Mas primeiro nós temos que pensar nas áreas do modelo que depois receberão animação, e para qual osso esta área deveria pertencer. Nós começamos com um pé que você deveria marcar depois de mudar o select-mode para vértice:

Agora escolha o osso desejado, 'footleft' em meu caso, e clique 'Assign'. Por isso nós nomeamos a foot-area ao footleft de osso e podemos assim anima-lo usando este osso depois. Agora você pode criar mais áreas e pode nomear os ossos perto deles. Se você mais recente que não ficou boa uma selação, então limpe-a para fazer uma nova. Não perder a avaliação que ainda são nomeados vértices e que não são, você pode mostrar para tudo nomeados, todo nomeado clicando ' SelAssigned' ou ' SelUnassigned'. Como mencionado acima, todos os vértices devem ser nomeados a pelo menos um osso.

Allright, agora você poderá exportar o modelo como * .act-file e vê-lo dentro do Ator Viewer do Genesis3D. O próximo capítulo explicará como animado isto.
Parte 3.4 - Somando animações:
Nosso ator seria totalmente uma coisa enfadonha dentro de nosso nível sem algumas animações aplicadas a ele. Para preparar algumas, abra o 'Skeleton'-register novamente e tenha uma visão à parte de topo dele:

Tenha certeza, que 'Show Skeleton' está ativado e ' Preview Mode' foi selecionado para que se possa escolher ossos do esqueleto e ver as modificações em tempo real.

Clique 'New' dentro da 'Animation'-área. Poderá ser útil usar 'Rotate' ao 'key-bones' como 'chestleft' para mover o braço inteiro de cima abaixo. Assim eu deixei o nosso Cabeça-dura um pouco mais legal:

Então renomeie novamente para seu gosto (ou os nomes renomeamos acima) e entre com um valor dentro do frame-counter (default 30). Eu coloquei 15 para meu ' Idle'-animation. A próxima parte totalmente testará sua imaginação, você pode mover ou pode girar todo osso dentro de toda janela. É freqüentemente útil usar 'Copy Keys' antes de trocar à próxima armação para poder colar na para a próxima armação. Outro modelo passaria despercebido atrás no starting-position. Agora olhe este sócio novo do NWO:

Eh, quem está rindo lá fora?! eu adquiri problemas com os braços. Eu cometi o engano para mover os braços antes de começar uma animação nova, assim eu tive que ré-ajustar as extremidades onde causou algumas distorções. O próximo capítulo mostrará, como somar o ator novo para um nível existente (talvez o Ator Studio é a chave a isso... *shrug *).

Nota: Para testar o ator em G3D, você deveria criar as outras animações mencionadas acima e deveria exportar o ator como * .act-arquivo. ADVERTINDO: Não exporte diretamente no ' ator-pasta de papéis. eu não sei por que, mas fazendo assim meu ator perdeu sua pele e só era aproximadamente 22k. Então eu exportei para arraigar e copiei isto em ' atores, toda a multa (70k). Primeiro exceto o ' dema.act' copiando isto em outro lugar para, então mencione novamente seu ator para ' dema.act' e copia isto para o ator-pasta de papéis. Se você começa seu nível agora, você está dentro de seu corpo de atores (esperança você adquiriu um espelho prendido em algum lugar). Você poderia colocar um ' BotActorStart'-entidade em algum lugar batalhar isto também.
sosilidk
sosilidk

Mensagens : 18
Data de inscrição : 22/03/2010
Idade : 29
Localização : Brushwood

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos